Anna Silva de Souza


Ocupante da Cadeira 7 da Academia de Letras de Vassouras, cujo patrono é Casimiro Cunha, até o ano de 2007.

Nasceu em Dorândia, distrito de Barra do Piraí, a 18 de junho de 1934. Filha de João Faustino da Silva e de Leonor Barbosa da Silva. Tornou-se vassourense de coração. Recebeu o título de Cidadã Vassourense em 1995. Casou-se com Djalma de Souza, tem um enteado, Jorge Luiz de Souza, e um filho, Paulo Afonso de Souza. Faleceu em 2007.
Realizou os primeiros estudos no Grupo Escolar Thiago Costa; no Colégio de Vassouras fez o Curso Técnico em Contabilidade; e no Instituto Dr. Joaquim Teixeira Leite (Regina Coeli), fez o curso Normal. Formou-se em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (Barra do Piraí), com especialização em Filosofia da Educação na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Mestrado em Educação, com a dissertação “Importância do Hábito de Leitura, para a Educação Permanente”, também pela UCP.
Foi professora do município de Vassouras, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro e da Universidade Severino Sombra em Vassouras.
Poeta e cronista, Anna Souza possui obras publicadas nos jornais de Vassouras, principalmente no Tribuna do Interior, recebeu diversas homenagens em reconhecimento pela sua vida profissional e pela participação com seus textos em concursos.
Destacamos que a Escola Napoli Giovanni foi fundada pela Profa. Anna Souza em 1959. Atualmente, o nome dessa escola é Escola Giovanni Napoli.

Fonte: Publicação da Academia de Letras de Vassouras – ALV, páginas 256-262 sobre os patronos e acadêmicos titulares. Vassouras, Gráfica Palmeiras, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário