Maria Lucia Mexias-Simon


Ocupante da Cadeira 17 da Academia de Letras de Vassouras, cujo Patrono é Osório Duque Estrada.


Nasceu no Rio de Janeiro. Reside em Vassouras desde os seis anos de idade. Fez o Curso Fundamental no Colégio de Vassouras e o antigo Curso Normal no Colégio Regina Coeli. Ingressou no ensino público do Estado do Rio de Janeiro em 1960. Trabalhou, também, na Escola Técnica de Comércio de Vassouras (1964 a 1969) e no Colégio Santos Anjos (1968 a 1976). Ingressou na segunda matrícula do Estado do Rio de Janeiro em 1971, estando, atualmente, aposentada em ambas as matrículas. Cursou a Faculdade de Letras de Valença, tendo se formado em 1973.

Trabalha na Universidade Severino Sombra desde 1976, no cargo de Titular de Língua Portuguesa e Linguística, tendo também exercido a função de Chefe do Departamento de Letras, Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em geral e de Graduação em Letras. Leciona nos cursos de Graduação, Especialização, Extensão e Mestrado. Faz parte do corpo docente da Faculdade de Educação de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, onde, eventualmente ministra cursos de Especialização. Da mesma forma, da Faculdade de Filosofia de Boa Esperança, Minas Gerais. Faz parte, ainda, do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde, eventualmente, ministra disciplinas on-line. Foi professora de Filologia Românica, Graduação, da Universidade Veiga de Almeida, de 1996 a 2005. Paralelamente, cursou Aliança Francesa, (exame CEPAL) e Instituto Cultural Brasil Alemanha, tendo recebido prêmio de viagem de estudos em Berlim, em 1987. Cursou ainda, on-line, Língua Espanhola - Nível 4, graduando-se pela Universidade Pontifícia de Salamanca, UPSA, Espanha, em 2007 e 2008. Esteve como professor visitante na Faculdade de Letras do Porto, em 1987, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian. É vice-presidente do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos.

É Mestra e Doutora pela UFRJ e Pós-Doutora pela USP, sempre em Filologia Românica, com as teses, respectivamente, Para uma estrutura dos provérbios nas línguas românicas, O falar da escravidão, e O nome do homem, estas últimas publicadas pela Editora Tempo Brasileiro, em 1996 e 2004. 

Além desses, tem diversos trabalhos publicados em Anais de Congressos e periódicos. Faz parte do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, Associação de Lusitanistas, Associação de Estudos da Linguagem, Associação Brasileira de Tradutores e Associação Brasileira de Lingüística. 

Foi casada com Emil Simon, já falecido. Acima de tudo, foi mãe de Maria Laura e é avó de Maria Lívia, Augusto e Alexandre. 

Atualmente, divide suas atividades entre ensino e pesquisa, principalmente por Vassouras e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário